Disciplinas
(ANEXO II DA RESOLUÇÃO 04/ 2016)
ESTRUTURA CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, DO CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA, DA UFCG
I – DISCIPLINAS DA ESTRUTURA CURRICULAR
QUADRO DE DISCIPLINAS DO MÓDULO BÁSICO
QUADRO DE DISCIPLINAS DO MÓDULO AVANÇADO
QUADRO DE DISCIPLINAS DE TÓPICOS ESPECIAIS
QUADRO DE DISCIPLINAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
(*) DE – Departamento de Educação do Centro de Humanidades da UFCG (**) 01 crédito prático equivale a 30 horas-aula de atividades práticas de ensino.
QUADRO DE DISCIPLINAS PARA ESTUDO DIRIGIDO
II – EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS
1. FUNDAMENTOS DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I
Como ler artigos científicos e livros de forma crítica. Como realizar uma revisão do estado da arte em uma área. Como escrever um artigo científico. Como apresentar dados empíricos graficamente. Como preparar uma apresentação e apresentar um trabalho. O método científico e a Ciência da Computação. Estratégias de pesquisa empírica: surveys, estudos de casos e experimentos. Como organizar, planejar e conduzir um projeto de pesquisa empírica.
2. FUNDAMENTOS DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO II
Revisão de probabilidade. Sumarização de dados medidos. Erros em medições experimentais e Intervalos de Confiança. Analise de dados empíricos para confirmar uma teoria. Analise de dados empíricos para confirmar uma relação. Projeto experimental.
3. FUNDAMENTOS DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO III
Apresentação de várias técnicas empregadas na formalização de problemas e na busca de soluções na Ciência da Computação. As técnicas particulares apresentadas poderão variar conforme o interesse do professor e dos alunos. As técnicas cobrem problemas em várias áreas da computação, incluindo análise de desempenho de sistemas, engenharia de software, entre outros.
4. ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Aplicações de sistemas computacionais, tecnologia de hardware para implementação de sistemas computacionais, sistemas com múltiplas cores de processamento, núcleos de propriedade intelectual, sistemas em chip, fluxos de desenvolvimento de hardware, integração com fluxo de desenvolvimento de software, exploração arquitetural, verificação funcional, síntese comportamental e síntese RTL.
5. BANCO DE DADOS
Conceitos de banco de dados. Modelos de dados. Linguagens de Consulta. Arquitetura de Banco de Dados. Tópicos Avançados em Banco de Dados.
6. COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS
Medidas de complexidade (tempo e espaço). Hierarquia e classes de problemas. Problemas NP-completos. Criptografia. Algoritmos aleatórios e análise probabilística.
7. ENGENHARIA DE SOFTWARE
Introdução à engenharia de software. Processos de desenvolvimento de software. Planejamento e gerenciamento de projetos de software. Engenharia de requisitos. Análise e projeto de software orientado a objetos. Verificação e validação de software. Evolução de software.
8. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Histórico. Introdução. Resolução de problemas. Métodos de busca. Conhecimento e raciocínios precisos e imprecisos. Aprendizagem. Comunicação. Ação. Aplicações.
9. MODELOS COMPUTACIONAIS
Tese de Church-Turing. Modelo de algoritmo. Linguagem de programação. Funções primitivas recursivas e recursivas gerais. Máquina de Turing. Variantes de máquina de Turing. Modelo de família de circuitos.
10. REDES DE COMPUTADORES
Roteamento unicast e multicast. Multicast confiável (em nível de aplicação). Controle de congestionamento da rede e controle de congestionamento fim-a-fim. Gerenciamento de filas. Serviços integrados (i.e., integrated services) e serviços diferenciados (differentiated services). Alocação e localização de serviços. Distribuição de conteúdo e proximidade em redes. Segurança em redes. Protocolos básicos da Internet (e.g., DNS, SMPT). Computação móvel. Redes ad hoc sem fio.
11. SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Conceitos Básicos. Comunicação em sistemas distribuídos. Sincronização em sistemas distribuídos. Modelos de sistemas distribuídos. Arquitetura de Sistemas Distribuídos.
12. TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Tópicos especiais ministrados por docentes do Programa, professores visitantes ou convidados, versando sobre temas atuais em Ciência da Computação.
13. METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina de natureza compreensiva e de caráter teórico-prático, voltada ao tratamento de processos de capacitação para o exercício da docência. Busca abordar o ensino e a aprendizagem a partir de uma perspectiva política, histórica e cultural da Educação e do Conhecimento. Aborda as relações entre a universidade, o currículo e a cultura, examinandoos à luz de considerações éticas, filosóficas e epistemológicas. Visualiza a educação escolarizada como mecanismo produtor de cultura, subjetividade e identidades. Discute diferentes perspectivas de organização didático-pedagógica do conhecimento escolar e de sua avaliação, examinando-as em seus efeitos sociais, políticos e culturais.
14. ESTÁGIO DOCÊNCIA I
Atividade acadêmica a ser desenvolvida por aluno regularmente matriculado no Programa com o objetivo de se aperfeiçoar para o exercício da docência no ensino superior.
15. ESTÁGIO DOCÊNCIA II
Atividade acadêmica a ser desenvolvida por aluno regularmente matriculado no Programa com o objetivo de se aperfeiçoar para o exercício da docência no ensino superior. Possui a disciplina Estágio Docência I como pré-requisito.
16. PROJETO DE PESQUISA
Disciplina com enfoque em tema de pesquisa, onde cada aluno(a), sob a orientação do(s) Professor(es), desenvolverá um projeto de pesquisa individual dentro do tema. Todas as disciplinas com título Projeto de Pesquisa terão, quando oferecidas, um subtítulo que especificará o tema de pesquisa.
17. PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA
Disciplina com enfoque em publicação científica. Todas as disciplinas com título Publicação Científica terão, quando oferecidas, um subtítulo que especificará a publicação vinculada.
Regulamento Antigo
As disciplinas do Regulamento Antigo são definidas no Regimento Interno (Resolução 22/2010).
Disciplinas do Ciclo Básico
Disciplinas de Tópicos Especiais
Disciplinas Didático-Pedagógicas
Disciplinas para Estudo Dirigido